O poder da oração - Conectando-se com Deus "Mt 7.7-9"
Notes
Transcript
Conectando-se com Deus - Mt 7.7-9
Conectando-se com Deus - Mt 7.7-9
Introdução:
- Apresente a importância da oração na vida de um cristão.
Há uma tríplice ordem aqui: pedi, buscai e batei. A oração tem a ver com humildade, perseverança e ousadia. Os imperativos presentes “continue a pedir”, “continue a buscar” e “continue a bater” indicam que a oração não é um ritual semipassivo em que de vez em quando partilhamos nossos interesses com Deus. A oração exige vigor e persistência. Os que permanecem pedindo são os que recebem; os que permanecem buscando são os que acham. Deus abre a porta aos que permanecem batendo.
1. *O Convite à Oração*
- Baseie-se em passagens como Mateus 7:7-8 e Filipenses 4.6–7“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” para mostrar que Deus nos convida a orar e promete responder.
2. *O Exemplo de Jesus*
- Explore como Jesus frequentemente se retirava para orar, como visto em Marcos 1.35“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” e Lucas 5.16 “Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.” , enfatizando a importância da oração na vida do próprio Filho de Deus.
3. *O Poder Transformador da Oração*
- Use exemplos bíblicos, como a oração de Jabez 1Crônicas 4.10 “Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”
ou a experiência de Daniel Daniel 6.10 “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” para ilustrar como a oração pode trazer mudanças significativas em nossas vidas.
4. *A Promessa de Resposta*
- Destaque as promessas bíblicas de que Deus ouve e responde às nossas orações, conforme João 14.13–14 “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” e Tiago 5.16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” .
Conclusão:
- Persistirem na oração, confiando no poder e na fidelidade de Deus para responder de acordo com Sua vontade.
Quem pede, recebe; quem busca, acha; a quem bate, se lhe abrirão as portas. A promessa divina é: Todo o que pede, recebe; todo o que busca, acha; a todo o que bate, abrir-se-lhe-á. Não recebe o que pede, mas recebe o que precisa, e este recebe o melhor.
- Ofereça um momento de oração para que todos presentes possam se conectar pessoalmente com Deus.